no metro de lisboa

August 4th, 2015

O metro de Lisboa tem um sistema de passagens eletrônico. Você tem que comprar o seu bilhete numa máquina da estação antes de viajar. O bilhete mesmo custa 50 cêntimos e depois você precisa carrega-lo com crédito suficiente para a sua viagem.

Então, em Lisboa tem uma companhia de metro, e múltiplas companhias de comboios.

A coisa louca é que o crédito que é valido para uma companhia não pode ser utilizado por outra. Assim você tem de carregar o seu bilhete com crédito para a primeira etapa, pois na estação seguinte tem de o carregar de novo pela viagem seguinte.

Se você pretende viajar primeiro de metro, tem de carregar para o metro, e só depois para o comboio. Não é possível carregar só uma volta para 20 euros e viajar muitas vezes com isso. Porque não? Não sei, isso não faz sentido.

Me lembro de que um dia um senhor aproximou-se de mim a perguntar "você conseguiu?". Eu não estava a entender. Consegui o que? Ah, comprar o bilhete? Claro que sim. Mas porque o senhor me faz esta pergunta? Ele era um homem de cinquenta-sessenta anos. Acho que era de Lisboa, então eu era turista. Então o que este cara quer? Quer dinheiro?

Logo percebi que ele não conseguia comprar o bilhete porque não é fácil compreender a máquina. Só queria que eu lhe ajudasse a comprar o bilhete. Que bizarro. Nunca antes vi um turista ajudar um residente porque este não compreendia o sistema de bilhetes.

:: random entries in this category ::